MRC – Cidade do Container
Com o conceito arquitetônico de uma pequena cidade sustentável, o complexo fabril de beneficiamento de contêineres é composto por edifícios de diferentes características e funções e foi projetado para atender aos requisitos necessários para a obtenção da certificação LEED Platinum.
Para atender melhor a visitantes e usuários da fábrica, localizado no acesso principal do empreendimento, junto à guarita, será construído um pequeno hotel comercial. Na direção oposta deste, haverá um grande vestiário, projetado para 400 funcionários, com sanitários que contam com o uso eficiente de água potável através de vasos que utilizam água de captação de chuvas, chuveiros com redutores de vazão, e equipamentos com dupla utilização. Outra opção, ainda no vestiário é o uso de aquecimento solar para a água dos chuveiros e pias.
A fábrica conta com bicicletários, espalhados estrategicamente pelo complexo, de modo a facilitar a mobilidade, bem como promover a saúde de funcionários internos. Todo terreno será permeável através do uso de revestimentos drenantes, contribuindo para a renovação e filtragem do lençol freático do local. No interior dos edifícios de apoio à fabrica, seus revestimentos, equipamentos, materiais e acessórios de piso / parede e teto foram selecionados pelos critérios da certificação, rastreabilidade, composição, requisitos sustentáveis, reciclados ou recicláveis, priorizando o ciclo e vida útil dos mesmos, facilitando e otimizando a eficiência do edifício como um todo.
Próximo aos edifícios de apoio ou administrativos, estarão os armazéns ou galpões fabris e de estocagem, que correspondem à maioria da área construída do complexo. Ainda para apoio principalmente à serviços terceirizados, existirão oficinas para manutenção de caminhões e containers, usina de reciclagem de lixo e áreas de jateamento e descontaminação de contêineres.
Como inovação de projeto, ao lado do refeitório existirão áreas de pérgolas com coberturas verdes, concebidas para promover áreas apropriadas para descanso e lazer dos funcionários da fábrica. O objetivo além de social, visa reduzir as ilhas de calor, tornando o entorno dos prédios mais agradável e ventilado. A fabrica disponibilizará, ainda, outros equipamentos de uso comum como: salão de festas, salão de jogos, campo de futebol, academia e churrasqueiras.
- CLIENT Grupo Milanez
- YEAR 2012
- CATEGORY Portfólio